Do Céu ao Inferno e Novamente ao Céu em Horas

Hoje farei algo diferente, vou contar minhas últimas horas no ano findo.
Bem por volta do dia 20 de dezembro resolvemos passar a virada do ano juntamente com minha sogra e seus familiares em Belo Horizonte. Entretanto, havíamos excedido nos gastos nas férias (ainda falarei delas no futuro). Portanto, utilizando a internet conseguimos uma boa promoção para irmos de avião sem gastar demais.
Compramos as passagens. O vôo estava marcado pra sair as 15.00h do dia 31/12/10 e previsão de chegada as 18.15h. Dirigimos para o aeroporto as 13.30h, fizemos o “check in” e passamos a aguardar o vôo.
Creio que já esperava por problemas de atrasos ante todo o noticiário que temos acompanhado, sobretudo por parte da empresa de aviação que utilizamos. Mas no fundo, sempre pensamos: “ISSO NUNCA VAI ACONTECER COMIGO!”
Anunciaram que o vôo iria atrasar uma hora e meia, o que já acirrou o ânimo de alguns na sala de embarque.
Fui procurar uma informação, e um senhor já estava muito alterado, e até o horário do embarque, inúmeros outros demonstravam estar.
Quando estávamos já embarcando, chegaram alguns policiais militares na sala, mas como fui um dos primeiros a embarcar por estar com as crianças, não dei importância.
O vôo teria uma escala em Guarulhos e seguiria para BH. Partimos de Ribeirão Preto as 17.10h. Ao pousarmos em Cumbica solicitaram para que os passageiros com destino a SP descessem e os demais permanecessem na aeronave. Alguns minutos após foi solicitado que deixássemos a aeronave para embarcarmos em um outro vôo. O que ocasionou um alvoroço dentro da mesma. Consultei pela internet via celular, e constava a existência de um vôo somente as 19.50 daquela companhia para BH, embora com despacho em aberto (não constava nem previsto, nem confirmado). Fui me inteirar dos fatos, e descobri que haviam cancelado um vôo na noite do dia anterior, e um pela manhã. Que nosso vôo somente saiu após um acordo feito pelo representante da empresa junto a Anac em Ribeirão Preto com os passageiros dos vôos cancelados. Que havia partido de um empregado da empresa a informação de que se descêssemos da aeronave, dormiríamos em Guarulhos.  Solicitamos a presença de uma autoridade Aeroportuária dentro do avião, e nos negamos a descer do mesmo até que tivéssemos garantias de embarque em outro vôo para nosso destino. Nomeou-se 4 representantes dos passageiros, que descessem pra registrar a ocorrência junto a Policia Federal e a Anac, enquanto os demais permaneceriam. Após as ocorrências feitas, e com muito custo, prometeram nos embarcar em outra aeronave, mas exigiram que passássemos pelo Raio X dentro do aeroporto. Então para evitarmos ficar sem uma segurança sugeri e passamos a exigir que 50% dos passageiros daquele vôo seguissem até adentrarem no novo avião, e então de lá, ligaria para outra pessoa para que procedessem de igual forma. O que levamos a efeito. Assim, pousamos em Confins (BH) as 21.30h. E conseguimos passar o reveillon com os familiares.
A volta não teve nenhuma surpresa e viemos com tranqüilidade, apesar de mal conseguir dormir na noite anterior, em virtude da expectativa, pois já previa e esperava problemas.
Desta forma, além de aprender que o mal pode acontecer com todos, inclusive comigo, percebi que outras lições podem ser vista no ocorrido:
Precisamos sempre ter boas informações pra saber como agir. Informação hoje vale uma fortuna, literalmente;
Que precisamos nos mobilizar pra nos defendermos. Se cada um tentasse por conta própria buscar resolver o problema, teríamos dormido em Guarulhos;
Quando nos mobilizamos, nos unimos em torno de uma causa, de uma idéia, de um propósito, deixamos de ser pequenos e fracos, e passamos a ser maiores e mais fortes;
É necessário uma boa estratégia para alcançarmos nossos objetivos;
Vi claramente que não lutávamos contra as pessoas que trabalhavam para a empresa, mas sim pelo nosso direito de chegarmos ao nosso destino. Portanto não gastamos energia no alvo errado (contra as pessoas), mas sim buscando o correto, o nosso escopo, nosso objetivo;
Que as ferramentas tecnológicas precisam ser dominadas para fazermos o melhor uso das mesmas, pois assim, podemos facilitar nossa tarefa.
Na vida temos muitos desafios, inúmeros obstáculos, e não podemos perder o foco correto. Muitos casais tem um problema a suplantarem juntos, mas sem a informação certa, perdem a visão correta, e passam a buscar cada um por si o que acreditam ser o melhor, tornam-se mais fracos, mais frágeis, e passam a lutar não contra o problema, mas sim contra pessoas, as vezes com as ferramentas certas, outras não, mudam seus objetivos, e não alcançam a vitória.
O exemplo do casal pode ser substituído por de uma empresa, uma sociedade civil, uma igreja, um grupo de amigos, de cidadãos, etc.
Em tudo o que me aconteceu eu vi assim, e você, tem visto essas coisas acontecerem na tua vida?
Um 2011 entusiasmado pra você!