PURO LIXO DE MARKETING


Estamos as vésperas de uma eleição que poderá definir os rumos do nosso país para os próximos anos.
Entretanto, tenho me deparado com inúmeros e-mails, e por esse motivo também, não poderia omitir-me de manifestar o que estou vendo. Seria muito fácil só tratar assuntos doces aqui, mas quando me propus a falar dos assuntos da atualidade, tenho que fazê-lo de verdade, do contrário, não haveria razão para a existência do blog.
Tenho visto um PURO LIXO DE MARKETING transbordar na lixeira eleitoral dos brasileiros, que por conveniência, oportunismo, ou cegueira mesmo, não tem expressado sua indignação com tudo o que tem sido veiculado.
Deveríamos estar tratando de assuntos ligados ao Estado Brasileiro. Isso tem sido feito?
Claro que não!
No início de campanha, o presidente Lula disse que a eleição seria um plebiscito entre sua gestão e a de seu antecessor FHC. Pegando carona na idéia presidencial, os marqueteiros tucanos transformaram o segundo turno em um plebiscito, só que este sobre o aborto.
Na esteira de marketing da campanha tucana, alguns expoentes religiosos (padres e pastores) por oportunismo, por conveniência, por intere$$e, ou ainda por inocência, embarcaram.
Nos e-mails produzidos, e muito bem produzidos, no departamento de marketing dos candidatos abordam temas como sendo verdades irrefutáveis, e acusam a candidata do governo de ser homossexual, a favor da descriminalização das drogas e do aborto, e ainda de ser ateu.
Não vai aqui nenhuma defesa da candidata, mas sim um ataque a essas práticas que tem sido recorrentes em véspera de eleição, principalmente por esse partido, todas as vezes que se torna ameaçado de perder um pleito assim reage. Já estou saturado dessa prática nefasta.
Bem quanto ao homossexualismo, para quem não sabe, basta consultar qual foi a posição da bancada dita evangélica no congresso quanto a que ficou conhecida Lei da Homofobia. A esmagadora maioria votou favoravelmente a sua aprovação. Onde estavam esses líderes religiosos naquele momento? Porque não pediram para seus fiéis não votarem nesses deputados de suas igrejas? Como votaram os deputados do PT e do PSBD? Exatamente iguais!
Quem foi o único presidente da república que assumiu a bandeira de descriminalização da maconha? Fernando Henrique Cardoso.
Qual foi o presidente da república que assumiu sempre ser ATEU? FHC. O mesmo que as vésperas das eleições utilizava até fitinha do “Senhor do Bonfim” para angariar votos. Entretanto, não vi o uso de suas convicções não cristãs pelos seus oponentes nas eleições presidenciais que ele disputou. Aliás, a única utilização disso ocorreu quando o mesmo disputou a prefeitura paulistana contra Jânio Quadros, e seu amigo pessoal Boris Casoy lhe perguntou em um debate se acreditava em Deus, isso nos idos dos anos 80. Também não vi os clérigos que hoje tão veementemente se posicionam lançar uma notinha se quer sobre o assunto.
Por fim quanto ao aborto, foi o hoje candidato que se apresenta como defensor da vida (Serra) que quando era ministro da saúde, editou norma técnica (de 09/11/1998) adotando a pílula do dia seguinte, um abortivo que impede a nidação (fixação do óvulo fecundado na parede do útero).
Como cristão sou defensor da vida. Mas sou veementemente contrário a prática que se tornou comum nas eleições de enganar, e ludibriar os eleitores com falácias, com mentiras, com maledicência. E não tenho visto ninguém se levantar defendendo esses valores do cristianismo. Não será conveniente? Não será oportuno?
Isso tudo estou trazendo para que nos posicionemos contra o uso e manipulação da fé com interesses eleitoreiros.
Jamais me filiei a qualquer partido político, em qualquer tempo de minha vida.
Temos todo o direito de votar a favor de um candidato ou de outro, mas ninguém pode usar pra esse fim os argumentos religiosos acima narrados, pois nesse quesito ambos são muito parecidos, se não idênticos.
Temos sim como cristãos que aproveitarmos essa oportunidade impar que temos, para exigir que os verdadeiros valores do cristianismo sejam observados, entre eles a verdade, mas não só pelos candidatos, mas por nós mesmos.
Padres que se aproveitam da inocência sexual de suas ovelhas. Líderes pseudo-evangélicos que em nome de um certo senhor, que nada tem haver com o Senhor dos evangelhos, sobem diariamente nos palanques televisivos extorquindo pessoas humildes e de boa-fé. Precisamos fazer a lição de casa primeiro.
Colocar o nome de Deus nesse lixo todo que ai está (eleição e atuação corrupta da igreja) também é desrespeita-Lo, e vai incisivamente contra Sua Palavra.
Tudo que tem sido apresentado nesses dias não passa de LIXO DE MARKETING que tentam fazer-nos engolir. É hora de dar um basta nisso tudo.
As entrelinhas geralmente nos falam muito mais que aquilo que está escrito.
Não peço que ninguém concorde comigo, mas que passe a refletir com mais clareza, com maior profundidade os assuntos aqui abordados, e se colocando com temor diante de Deus, peça a Ele discernimento.
Uns gostam do lixo, outros se acostumaram a ele, eu vejo assim!

Roberto Orlandi – 14/10/2010